antecipação do dia 4 de maio

Nesses quatro meses de diário – fazendo o balanço dessa performance –, o que encontro é um pensamento plenamente de vanguarda. Esse pensamento não pode existir se não for com o auxílio dos meus leitores. O que concebi é o esboço de teoria revolucionariamente à esquerda. É com emoção – e com nostalgia – que assumo a condição de intelectual revolucionário.

O contexto é pós-cultural: porque a cultura existente nas sociedades organizadas pelo regime econômico neoliberal é a afirmação de tal regime se não for densamente crítica. O contexto é ficcional: porque as sociedades organizadas pelo regime econômico neoliberal – a partir da imposição de cultura conivente a este regime – mantém a ordem simbólica de que tal regime necessita. O contexto é economicamente contraditório: porque os recursos naturais disponíveis, ao passo que são exauridos pelas sociedades de consumo, podem dar fim à necessidade de luta por sobrevivência, o que significa preservar tais recursos – se a luta por sobrevivência somente agrava o consumismo.

O contexto da “realidade histórica do pensamento” é: as expressões críticas evoluíram, e a realidade permanece estagnada. O pensamento utópico, diante de tal situação, é o anteparo a indicar o caminho, na condição de régua civilizatória. (1) A “realidade histórica do pensamento” é, primeiro, o espaço-contexto onde a cultura adere; (2) o artefato pós-cultural realiza a mediação entre a “realidade histórica do pensamento” e realidade ausente de real, (3) a seguir a realidade passa à condição de utopia verdadeira – real –, que desfaz o sistema econômico.

Este diário, portanto, possui três ideias-chave: a realidade histórica do pensamento; o contexto pós-cultural onde o objeto artístico faz a mediação entre pensamento e realidade ausente de real; e a partir daí a utopia que dá à realidade a condição de ser plena em sua verdade coletiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: