antecipação do dia 17 de fevereiro

Ainda com o sabor da cigarrilha. Ontem, futebol – primeiro no time do E., depois contra o E., e o E venceu as três partidas que levamos à frente. Hoje, tentei ir até uma editora independente, e a editora estava fechada, segundo disse o segurança do prédio em Ipanema. Caminhei até a praia enquanto pensava no que fazer. Há uma agência literária – pensei –, depois chamei o motorista particular e fui até o prédio. A um escritor iniciante que hesita antes de apresentar o trabalho – o trabalho com que dou significado aos dias –, a angústia fere. Por fim, tabacaria que quis visitar desde o início da pandemia, e o sabor da cigarrilha, ainda.

Eckermann: “Encontrei uma folha entre meus papéis”, ‘disse Goethe hoje’, “na qual chamo a arquitetura de música petrificada. E, de fato, faz algum sentido; o estado de espírito produzido pela arquitetura é próximo ao efeito da música.”

Kafka: “Trabalho paralisado quase por completo. O que é escrito não parece possuir autonomia, mas ser reflexo de bons trabalhos anteriores.”

Os trabalhos anteriores em arquitetura é o que vi, hoje, na cidade. Sendo literal, a música que o movimento de veículos e pessoas faz, na cidade, é condição a inspirar. Estou ansioso pelo tema do mês de março – sobre o modernismo –, a partir de livros de Sevcenko. A fim de antecipar brevemente, abrirei o livro ao acaso, é o seguinte que está escrito: “o desenvolvimento, a cultura, o requinte, a segurança com que se aparelha a grande cidade a contribuir com um dos maiores coeficientes para a formação de um pensamento brasileiro, bem mais do que latente, porque palpitante em atos, palavras, intenções.” O que seria um pensamento brasileiro? Pensamento é atividade da mente e do espírito. Seria possível dizer que o Brasil inicia a si com o modernismo? É isto o que pretendo entender.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: